terça-feira, 9 de março de 2010

Alunos Desmotivados

Esse é um problema realmente difícil de resolver e você não está sozinha diante do dilema. Colegas de todas as áreas e de todos os níveis de ensino se defrontam com ele. Antes de conhecer alguns procedimentos é importante compreender o que é motivação e como ela se constrói.
Alguns alunos não se envolvem em uma ou outra atividade. Outros fecham-se completamente ao saber, não querem participar e nada fazem para aprender. O psicólogo José Aloyseo Bzuneck, da Universidade Estadual de Londrina, afirma que esses casos extremos se desenvolvem a partir de situações aparentemente sem importância (um jovem desligado ou inquieto, por exemplo). "Por isso, o professor deve observar atentamente o aluno e fazer intervenções sempre que qualquer tipo de desinteresse aparecer", recomenda Bzuneck.
Principais causas
A falta de motivação é causada por características pessoais do aluno e contexto da escola. O medo do fracasso e a forma de encará-lo; a falta de clareza sobre os objetivos da aprendizagem; e a não satisfação das expectativas são alguns dos motivos de ordem pessoal.
Além deles, existem as influências de pais, colegas e grupos sociais, mais as experiências anteriores de cada um. Junte-se a isso o ambiente da escola e da sala de aula para o desenvolvimento das atividades, como a organização, a interação com o professor e a avaliação. É aí que o educador pode intervir.
Tipos de motivação
As motivações intrínsecas vêm do próprio aluno: a vontade de aprender e de buscar soluções para os problemas, a escolha e a realização de tarefas que sejam atraentes e desafiadoras para ele. O estudante pode também sentir uma necessidade pessoal de reconhecimento social ou de aprovação no grupo. As extrínsecas vêm de fora: notas, aprovação no final do ano, estímulo familiar por médias elevadas. Esses elementos não podem ser um fim em si mesmos, mas se utilizados com critério e bom senso fazem surgir — ou ressurgir — a motivação intrínseca.
Dicas práticas
-Independentemente da disciplina ou série, é possível manter alto o nível de motivação adotando as posturas a seguir.
-Mostre-se entusiasmado com os conteúdos e as competências que está ensinando.
-Desperte a curiosidade destacando a relação do conteúdo com fatos corriqueiros.
-Oriente a aprendizagem para a compreensão dos fenômenos, não para a memorização.
-Elabore atividades que mostrem como o aluno evolui.
-Use um ritmo que permita que todos acompanhem o encadeamento de idéias.
-Mude a estratégia ao perceber que os alunos não aprenderam.
-Estabeleça metas realistas e explique detalhadamente os objetivos, combinando regras.
-Dê pistas de como superar as dificuldades sem revelar de imediato a solução.
-Evite avaliações negativas, comparativas e ameaçadoras da auto-estima da turma.
Recebido por Angela Paolin Tancon , revista nova escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário