segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A criatividade da criança no ambiente escolar

A criatividade da criança e o Ambiente Escolar
Pertencemos a uma sociedade que nos transmite desde cedo, que temos a necessidade de controlar emoções, esconder a curiosidade para evitar situações embaraçosas, criticamos nossas próprias idéias e que a inspiração e a criatividade estão presentes somente em algumas pessoas; isso despertou interesses em diversas áreas, mas numa delas nos chamou mais atenção, a escola que sempre deveria estar buscando, se dedicando ao novo, é o que permanece mais voltada ao passado, dessa forma então, como a escola pode incentivar as crianças a acreditar no seu potencial criativo, ou o ambiente escolar pode ser uma ameaça?
Na escola encontramos barreiras à criatividade através dos métodos e formas de ensinos utilizados, o desenvolvimento da criatividade, dependerá das mudanças de atitudes, tanto por parte dos professores como dos alunos, para que isso seja possível é preciso criar necessidades para o pensamento criativo, prever os períodos de incubação, de ativação, propiciar fontes geradoras de novas idéias, encorajar o pensamento do aluno até o fim, desenvolver a crítica e aquisição de conhecimentos em diversos campos.
“Muitas pessoas não aprendem e não crescem porque não querem pensar. Quanto mais nosso cérebro é exigido, mais poderoso fica, quanto menos exigido, mais preguiçoso. Por isso, os desafios são tão importantes. Quando você aprende uma nova atividade ou enfrenta um desafio intelectual, utiliza noventa por cento da força de seu cérebro, quando realiza atividades repetitivas usa apenas cinco por cento”(SHINYASHIKI,2002,p.49)
Os assassinos da criatividade nas criaças, que inibem: Vigilância, avaliação, competição, controle excessivo, restrições de escolas, pressões.
TCC apresentado para o curso de Pedagogia por Angela Paolin Tancon em jul/2004

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