Os Alunos do Ensino Fundamental e a participação da família nesse período – suas implicações
Em pleno séxulo XXI precisamos recuperar urgentemente o papel da família, não podemos deixar que esqueçam que é da família a responsabilidade de orientar, proteger os filhos e também de acompanhá-los em sua jornada escolar. Existe à necessidade de estudarmos o assunto, pois tanto a escola como a família precisam saber que aluno/filho necessitam de um lugar agradável, seguro e para isso precisar se colocar lado a lado, deve haver cooperação, nunca discordar, criticar a escola, pois a criança se aproveita dessa divergência para conquistar o que é mais cômodo para ela, o afastamento da família do ambiente escolar, pois assim não será preciso que a criança assuma seu papel de aluno. Estamos assistindo hoje, transferências de funções, assim o resultado é que as escolas perdem seu foco principal e a família perde a sua função, se não tomarmos providências , podemos estar sendo cúmplices de um desastre. Conforme o livro de Dante Donatelli (acima) “a conjugação de trabalho fora de casa, vida em grandes centros urbanos, meios de comunicação de massa e exigüidade de tempo disponível para se aproximar dos filhos, deixou a família do pós-guerra um fardo bastante pesado de ser carregado por seus pares, conduziu a um lento e gradual distanciamento”.
Os pais desconhecem seus filhos, pois o tempo disponível gira em torno do trabalho, descanso, afazeres domésticos. A família hoje está muito frágil perante si mesma, não tolera mais nada.
Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional para Angela Paolin Tancon em 2007
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